terça-feira, 20 de outubro de 2009

Unidade 2 : Internet , hipertexto e hipermídia

Atividade 2.1 – Navegando em hipertexto

Foi maravilhoso navegar em hipertextos, pois implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. É algo novo que exige compreensão, mudanças e novas aprendizagens. Ao navegar pelos sites propostos na atividade e percorrer os diversos links a que o texto me remetia, pude realizar uma leitura não-linear, fragmentada, sem uma seqüência única e cheia de curiosidades, o que despertou em mim uma vontade e ir cada vez mais longe em minha leitura, busca e descobertas. Caminhar em links é bom e é fácil retornar ao texto original. Não me perdi, pois a partir do momento que saciava minha curiosidade, retornava ao texto inicial. Nessas mudanças de páginas, aprendi muitas coisas que realmente ultrapassaram o que eu pesquisava. O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos tornam co-autores do que lemos.


Atividade 2.2. Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.

Comentário
O contato mais direto com computadores e, conseqüentemente, com a Internet, permite ao aluno o contato com diferentes formas de linguagens, forçando-nos a diferentes leituras e interpretações daquilo a que tem acesso. Uma vantagem do hipertexto é o acesso imediato, e praticamente ilimitado a enormes volumes de informação, de forma direta (em contraposição ao acesso seqüencial do texto tradicional). O estudante vai direto ao assunto que lhe interessa. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão do tema em estudo. Cognitivo.

Conclusão
Navegar em um hipertexto possui várias vantagens, pois partindo de um texto original você consegue encontrar informações complementares, e nesta, também seguir para outras informações. Com isto o volume de informações encontradas é muito grande.
Mas navegar em um hipertexto também requer atenção, pois se você ir entrando em vários hiperlinks ramificados em outros hiperlinks, você pode perder o foco principal de sua pesquisa, e não conseguir voltar para o texto original.

Atividade 2.4 - Conhecendo e comentando os trabalhos dos colegas

Atividade 2.5 - Utilizando o blog

Atividade 2.6. - (A) Vagueando pela Wikipédia

A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar. Por utilizar a ferramenta wiki, qualquer pessoa pode melhorar de imediato qualquer artigo e inclusive acrescentar novas informações. É uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores.
Foi interessante navegar pelos links e descobrir como é vasto o significado de uma palavra. Também descobrir que eu e qualquer pessoa podemos contribuir, ser co-autor de significados de palavras, expressões regionais, e o que mais se desejar.

Atividade 2.6. - (B) Vagueando pela Wikcionário

Apesar de estar sempre navegando na Wikipédia ainda não havia utilizado o wikcionário. Já que a atividade proposta foi relativa a um termo bem “local” fui pesquisar os verbetes ‘rubacão”, e “arretado”.

Arretado
Esta expressão, primordialmente era usada no nordeste brasileiro como uma corruptela da palavra irritado.
Arretado: adjetivo: Reg. (Nordeste) grandioso, vistoso, belo.
Em outros locais diz-se arretado, sujeito bravo no sentido de arretar ou arreitar, cabra macho, pessoa corajosa, valente.

Rubacão
Rubacão, SM, Reg. (Nordeste) Arroz e feijão, cozidos juntamente. Os outros ingredientes que podem compor o preparado, e que também variam de acordo com a cidade ou tradição local, são em geral o charque; carne-de-sol, toucinho, queijo-de-coalho,arroz-da-terra,manteiga de garrafa, queijo-de-manteiga, nata fresca, creme de leite, tomate, pimentão verde, coentro, pimenta-do-reino e cominho. Também conhecido como Baião de dois, é um prato típico nordestino e bem fácil de preparar.
Saber que você pode interagir no ambiente da Wikipédia e do wikcionário é muito interessante. Foi para mim uma experiência concreta de viver a “globalização digital”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário