Atividade 1 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo.
Currículo é um conjunto de saberes que vem associado às disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando–se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
As tecnologias tornam o currículo mais dinâmico e enriquecem ambientes de aprendizagem, onde o aluno interagindo pode construir seu conhecimento, aprendendo e desenvolvendo o raciocínio e resolvendo situações problemas.
O uso das tecnologias veio facilitar e incentivar o desenvolvimento do currículo, alem de possibilitar a troca de experiências de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências para a resolução de problemas.
O trabalho por projetos possibilita ao aluno explorar, produzir novos conhecimentos e trocar experiências ampliado pela presença das tecnologias. Para que seja realizado com eficiência é necessário ser integrado às outras disciplinas, pois só assim temos uma visão da importância do trabalho interdisciplinar. ´
Atividade 2 - Pensando sobre as possíveis mudanças.
Atividade 3 - Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias.
As novas tecnologias de informação e comunicação têm colocado recursos como o computador, a Internet e todas as suas ferramentas a serviço da educação, e o professor quando se apropria dessas tecnologias para utilizar na sua prática pedagógica transforma sua visão de mundo, sua maneira de atuar, promove mudanças na forma de ensinar e no modo que seus alunos constroem seus conhecimentos. A aplicação das novas tecnologias na educação implica numa revolução tão intensa nos paradigmas educacionais atuais, que poderá levar a uma evolução na metodologia do ensino, caracterizando-se, portanto, numa oportunidade ímpar para os professores repensarem a prática de ensino e aprendizagem.
Atividade 4 - Execução da atividade
RELATÓRIO DA ATIVIDADE 4
Após a revisão do plano de aula elaborado no módulo 3, o mesmo foi executado com os alunos da 7ª Série A, do turno matutino. do Colégio Estadual Rotary Clube onde exploramos a Poesia Matemática de Millôr Fernandes, levando em consideração tudo o que foi discutido sobre projeto, currículo e integração das tecnologias.
A turma utilizou quatro horários de cinquenta minutos para executar e concluir a atividade e contou com a participação ativa dos alunos.
A atividade proposta visou estimular o aluno a buscar o significado de termos matemáticos no recurso mais imediato de que dispomos: o dicionário e teve como objetivo aprimorar o vocabulário matemático e criar o hábito de pesquisa no dicionário, o que vai colaborar com a formação intelectual do aluno, não somente no campo da Matemática, como em todas as outras disciplinas.
Para introduzir a atividade os alunos assistiram ao vídeo que se encontra no endereço http://www.youtube.com/watch?v=qVFMllrqVWu// e em seguida para realização da mesma eles foram agrupados em duplas para fazerem a leitura silenciosa da cópia da poesia. Ao término da leitura, os alunos grifaram os termos matemáticos desconhecidos e em seguida as palavras desconhecidas foram escritas no quadro pelo professor. Dando continuidade a atividade os alunos procuraram as palavras desconhecidas no caça –palavras e logo após pesquisaram no dicionário o significado das mesmas.
Durante a atividade os alunos buscaram satisfatoriamente as palavras no dicionário e conseguiram identificar o melhor significado matemático. Foi o momento de rever conceitos e reforçar definições.
Para a aplicação da atividade , foram utilizados a cópia da poesia matemática de Millôr Fernandes, dicionários da Língua Portuguesa, caça-palavras com termos retirados da poesia, o monitor educacional para projeção do vídeo e o pen drive.
Um fator muito importante que contribuiu para facilitar o desenvolvimento da atividade foi que os alunos já estavam acostumados a consultar o dicionário e a utilização desse recurso em sala de aula auxilia, em muito, o desenvolvimento cognitivo do aluno.
Foi uma atividade bastante interessante que se desenvolveu em clima coopoerativo e colaborativo e favoreceu a efetiva participação de todo o grupo
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dio,
ResponderExcluirComo você mesma enfatiza, nossa discussão passou pela temática projeto, currículo e tecnologias. Seria interessante que você destacasse os recursos tecnológicos utilizados para a execução da aula, além da mídia impressa.